quinta-feira, 29 de julho de 2010

Peixe à grega com tomates marinados (a minha vez)


Não há como resistir à tentação. Da primeira vez foi ao ler (e ver em vídeo) a receita do jornalista Mark Bittman, do New York Times, no caderno Paladar, do Estadão – Peixe à grega com tomates marinados. Achei bem interessante, tão interessante quanto simples e me propus a fazer. Sei lá o que houve e me esqueci, dispersei os pensamentos.
Logo em seguida veio a Jussara Voss em seu blog, executando novamente a receita e publicando. A tentação voltou com força ainda maior e lá fui eu às compras. Peixe, limão, tomilho, tomatinhos, azeite de oliva e tudo bem, o sabor do pescado sendo valorizado e não escondido atrás de molhos e guarnições.
Pensei em robalo, que adoro, mas o peixeiro me mostrou alguns muito pequenos. E me apresentou a uma interessante pescada branca, sugestão imediatamente aceita. Pronto, caí em tentação.

Peixe à grega com tomates marinados

Receita original de Mark Bittman, jornalista do The New York Times

Ingredientes:

2 xícaras de tomates-cereja cortados ao meio
¼ de xícara de azeite - ou mais
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
1 colher (sopa) de jalapeño macerada (troquei por dedo-de-moça)
1 colher (sopa) de orégano fresco ou 1 colher (chá) de orégano seco
4 dentes de alho fatiados
sal e pimenta-do-reino moída na hora
1 peixe grande ou 2 menores, sem espinhas, limpo
1 limão fatiado (usei siciliano, como ele no vídeo)
4 a 6 ramos de tomilho

Preparo:

Esquente o forno a 230ºC ou ponha uma grelha em fogo médio/alto, a 10 cm do fogo. Misture os tomates, 2 colheres (sopa) de azeite, vinagre, pimenta, orégano, umas fatias de alho e uma pitada de sal e pimenta-do-reino em uma vasilha grande. Deixe descansar à temperatura ambiente por 20 a 30 minutos.
Enquanto isso, com uma faca afiada, faça três ou quatro cortes profundos em diagonal e paralelos de cada lado do peixe. Tempere o interior do peixe com sal e pimenta, depois recheie com o alho restante, fatias de limão e ramos de tomilho.
Esfregue (ou pincele, como eu fiz) o lado externo do peixe com as duas colheres de azeite restante e polvilhe com sal e pimenta.
Ponha o peixe numa assadeira e cozinhe por uns 20 minutos (o tempo vai depender do tamanho do peixe, minha pescada ficou boa aos 30 minutos). Se for grelhar, grelhe por uns 5 a 8 minutos, até ficar firme o suficiente para virar; vire e cozinhe o segundo lado por mais 5 a 8 minutos. Assado ou grelhado, o peixe estará pronto quando o exterior estiver crocante e uma faca fina atravessar a carne facilmente.
Prove a misture de tomate e acerte o tempero, pondo mais se necessário. Sirva o peixe coberto com os tomates e seu suco.

Rendimento: 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário