domingo, 25 de abril de 2010

Um grande fim de domingo


A correria do trabalho aos domingos não me permite mais valorizar o almoço, aquela rotina preguiçosa de sair pela manhã ao Mercado Municipal atrás dos ingredientes e daí começar, com paciência e sem pressa, a preparar os pratos. Agora o almoço sai mais corrido, sem nada no copo a não ser água ou suco.
Mas o jantar, em compensação, tem sido aguardado com muita ansiedade. Para esse domingo a escolha foi em cima de uma das tantas ideias que vêm no twitter, desta feita por conta do chef Ronaldo Rossi, de São Paulo, o Camarão ao conhaque com curry. Com algumas pequenas modificações por conta e risco desse blogueiro. Por exemplo: como escolhi camarões rosa, bem grandes, retirei-os da panela depois de refogá-los rapidamente na manteiga para poder melhor preparar o molho, distribuindo a farinha. Também optei por caldo de camarão natural em vez do tablete. Mas a receita que segue aí é a original do chef.
Para acompanhar, um Catena Chardonnay 2007. Ficou redondinho.

Camarão ao conhaque com curry

Ingredientes:

1 kg de camarões limpos e escaldados em água e sal
3 dentes de alho picados
2 colheres de manteiga
50 ml de conhaque
1 colher de farinha de trigo
1 xícara de leite
200 ml de creme de leite
1 colher de curry
1 tablete de caldo de camarão
suco de 1imão
pimenta-do-reino
cebolinha picada


Modo de preparar:
Em uma panela coloque a manteiga e frite o alho até que comece a dourar, coloque o camarão deixe fritar 3 min, flambe com o conhaque e coloque a farinha de trigo, coloque o leite aos poucos, mexendo sempre, coloque o creme de leite, o curry, o caldo de camarão, o suco de limão, a pimenta e a cebolinha.
DICA DO CHEF: UMA VARIAÇÃO PRA ESSA PREPARAÇÃO É USAR PÁPRICA DOCE E PICANTE NO LUGAR DO CURRY, COLOQUE 1 COLHER DE CADA.


Chef Ronaldo Rossi
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário