sábado, 24 de abril de 2010

Escargots, por que não?


O prato do dia de hoje não é dos mais consumidos, pela rejeição natural que muita gente tem dos escargots. São aqueles que não gostam sem ao menos terem provado. Lá vem alguém com a depreciativa comparação com a lesma e todos sabemos não ser nada assim. Trata-se de iguaria de ótimo sabor, que poucos têm o privilégio de constatar. Porque não querem, evidentemente. A não ser que comam e não saibam. Como alguns clientes do restauranteur Bruno Draghi, que recebia escargots frescos de Colombo (ainda existem?) em seu Armazém Italiano. Seu chef fazia receitas incríveis e a saída era mínima, pois cada prato do bufê era identificado por plaquetas. "Suflê de escargots"? Nem pensar. E se o mesmo prato se chamasse "Suflê à francesa", como chegou a ser apresentado? Saída total, com elogios ao cozinheiro.
Que tal, então, fazer uma experiência? Com a receita básica de tão exótico prato, Escargots à la Bourguignonne, apenas com manteiga, alho e salsinha, que é exatamente como os franceses preferem. Mais fácil do que parece, ao alcance de qualquer um - mesmo que não tenhamos por aqui as pinças e os pratos mais adequados.
Bom apetite!


Escargots à la bourguignonne

Ingredientes:

36 escargots em lata, com as respectivas conchas (cada lata tem 18 unidades)
1 xícara de manteiga amolecida
1 cebola pequena, picada fina
3 dentes de alho, amassados
3 colheres (chá) de salsinha, picada
sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
1 pitada de noz-moscada ralada
farinha de rosca

Modo de fazer:

Prepare a manteiga de alho misturando todos os ingredientes, exceto os escargots. Divida a mistura ao meio e faça 36 pedacinhos de cada metade.
Ponha um pedacinho de manteiga de alho no fundo de cada concha. Escorra os escargots, enfie-os nas conchas e cubra com a manteiga de alho restante, nivelando a superfície. Polvilhe ligeiramente com farinha de rosca.
Arrume os escargots em pratinhos especiais ou juntos em um refratário que impeça-os de adernar e leve ao forno quente (220º) por 10 minutos. Retire e sirva bem quente.

Rendimento: 6 porções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário