sexta-feira, 6 de abril de 2012

Já que o assunto é peixe, anchova, camarão e tamboril à mesa


Tamboril e camarão ao caril, receita saborosa e de saborres delicados.
Aquela fila enorme que vi há pouco no Mercado Municipal me fez lembrar de uma reportagem que li recentemente. O povo aqui do Sul só come peixe mesmo na Semana Santa e quando vai à praia. Consome-se pouco mais de 1,5 kg por pessoa ao ano, dez vezes menos do que nos estado do Nordeste ou ainda de outros países.
Daí dá nisso. Chega na Sexta-feira Santa e todo mundo vai à peixaria, quase como se cumprindo uma obrigação. Como aqui em casa os peixes e frutos do mar praticamente predominam no cardápio, pude esnobar a fila dos outros e voltar tranqüilo, sem a neura de tanto tempo perdido em fila.
Mas nem por isso deixamos o peixe de lado. Já que a procura é tanta e o interesse é grande nesse dia, aqui vai o cardápio completo do jantar mais recente que fizemos por aqui, no último fim de semana.
Começando por uma interessante combinação de abacate e wasabi sobre uma fatia de pão (quase uma bruschetta, mas um montadito, com sotaque espanhol do paulistano Alma María) e passando por um Escondidinho de camarão no tomate-caqui, receita original do chef Caio Tuma, do restaurante Emília (SP), com uma suave mistura de camarão e requeijão dentro do tomate, quase lembrando o clássico camarão na moranga.
De prato principal, tamboril, seguramente dentre os mais nobres entre os peixes. E agora chegando normalmente na Peixaria Keli Mozer, do Mercado Municipal. Tantas foram as variações já executadas aqui em nossa cozinha que não foi fácil encontrar uma receita inédita. Mas encontramos, entre os portugueses, é claro, um Caril de tamboril e camarão, com o toque oriental por conta da sempre bem-vinda combinação de curry (sem exagero) e leite de coco.
Para sobremesa, uma receita publicada aqui no Bom Gourmet, os Quindins de pistache. Com uma pequena adaptação, por não ter sido encontrada a mistura recomendada pela Fleischmann (que já vem líquida). Peguei a mistura em pó da Dr. Oetker, segui os primeiros passos recomendados na embalagem e dali em diante misturei os pistaches. Ficou um pouco mais consistente do que vi na foto do Bom Gourmet, mas de sabor, muito bom.
Uma refeição completa, muito interessante, saborosa e sem maiores dificuldades de execução. Quem vai encarar?
Confira as receitas e as ilustrações de todos os pratos no novo endereço do blog no site do jornal Gazeta do Povo, clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário