domingo, 25 de dezembro de 2011

Caudas de lagosta grelhadas no almoço de Natal

Cauda de lagosta grelhada com caramelo de romãs, cebola queimada, talharim na manteiga de trufas e salada de papaia e manga - o almoço de Natal.

Nada de carne. Como a ceia da véspera de Natal em família marcaria pela variedade de assados, de peru a pernil, nossa intenção ao programarmos o almoço de domingo foi a de quebrar um pouco os sabores, oferecendo outra alternativa de paladar.
Duas caudas de lagosta nos aguardavam no freezer e dali em diante bastou apenas termos inspiração e um pouco de pesquisa para chegarmos ao prato que nos fez felizes nesse almoço natalino.
A começar por uma imagem que me cativava havia muito tempo, a capa da revista Prazeres da Mesa número 7, de dezembro de 2003. A reportagem especial daquela edição sugeria um réveillon na praia – seis chefs de Camburi, no litoral norte de São Paulo, se reuniram para preparar um menu de pratos leves com sotaque brasileiro para uma superceia. Dentre esses pratos, uma “Lagosta grelhada com caramelo de romãs e salada de papaia e mangas”, concebida pelo chef Edinho Engel, na ocasião responsável pelo restaurante Manacá, em Camburi. Ele ainda é o proprietário da casa, mas mudou-se há alguns anos para a Bahia, onde toca o Amado, restaurante contemporâneo e brasileiro, com enorme sucesso em Salvador.
Pois bem, lagosta descongelada, ingredientes preparados, fomos à luta. E como todo mundo que vai à cozinha tem um lado rebelde e irrequieto, não teve como não dar uma mexidinha aqui e outra ali, chegando ao que foi à mesa escorado por um belo vinho branco espanhol. 
Para checar a receita, mais fotos e comentários sobre o prato, vá ao novo endereço do blog, clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário