domingo, 18 de setembro de 2011

Um domingo de galinha com polenta, como nos velhos tempos

Galinha caipira ao molho de tomatinhos com polenta mole, o prato principal do domingo.
Estamos em uma fase de explorar o freezer. É que na maioria das vezes a gente se empolga quando sai às compras e vai juntando coisas e coisas, pensando no que fazer qualquer dia desses. Mas aí, quando decide mesmo fazer, é sempre na última hora e o que ficou congelado por lá permanece por mais uns tempos. Até que não sobra espaço para mais nada.
Ultimamente, devido a isso, estamos tentando projetar algumas de nossas refeições com antecedência suficiente a permitir o descongelamento (normal, na geladeira, sem pressão de imersão em água, microondas ou algo assim antinatural). Tem dado certo, pois nosso freezer é um baú de tesouros gastronômicos que não vínhamos conseguindo explorar a contento.
Pois nessa viração nos demos com uma bandeja de duas coxas de galinha caipira. E por que não reviver os sabores de nossas infâncias, quando galinha de granja era raríssima e cara, ao contrário das ciscadeiras que tínhamos no quintal?
Seria o almoço de domingo, estava decidido. Com o quê? Polenta, é claro, nada mais automático ou natural. Em vez do molho de tomates tradicional optamos pelos tomates-cereja, em abundância na geladeira. E para completar a densidade do molho um pouco de purê natural de tomates e 1 pitada de colorau (ideal seria a própria semente de urucum, mas pensei ter aqui e já havia acabado).
Um prato desses requer paciência pelo cozimento em fogo baixo. O mais baixo possível, na menor chama e com aquela chapinha do banho-maria por cima. Isso porque a galinha caipira tem a carne dura (ela pasta e anda muito, ao contrário da outra, de granja, que fica o tempo todo presa na gaiola) e só o cozimento em fogo lento para dar jeito.
Pus para cozinhar a galinha e saí para tentar encontrar uma sugestão de entrada. Na geladeira havia cogumelos shimeji e ½ talo de alho-poró (o restante havia sido utilizado na véspera, em um tartare de atum que ainda pretendo postar aqui). Tinha até pensado em usá-los em um recheio para mini-morangas que estão em boas ofertas no Mercadão. Mas aí vi uns fígados de frango bem fresquinhos e a entrada se compôs.
Como tinha ido ao Mercado também para atender a encomenda da Graça, de goiabada-cascão, aproveitei a loja mineira e comprei uma cachaça daquelas bem amarelinhas. Para guardar, mas também para flambar os fígados, por que não?
E assim se fez nosso cardápio domingueiro, começando com Fígados flambados na cachaça mineira, com refogado de alho-poró e shimeji, seguido de Galinha caipira ao molho de tomatinhos com polenta mole (acho que não preciso explicar como se faz a polenta, pois é só ferver a água e ir despejando aos poucos até ganhar o ponto).
De sobremesa, aproveitando a compra, Goiabada morna com queijo brie. É só cortar uma fatia, por uma de brie em cima e levar ao forno microondas por 10 a 15 segundos. O brie derrete e a goiabada fica um pouco mole – deliciosa combinação, um Romeu & Julieta um pouco mais afetado.
Um belo almoço de domingo, não há como negar.
(Ah, o vinho foi um Nieto Senetiner 2007, da uva Bonarda, que harmonizou perfeitamente)
Para ter acesso às receitas e mais detalhes dos pratos, entre no novo endereço do blog, clicando aqui

2 comentários:

  1. Queridos!
    São 4 hs e só agora consegui sentar prá pitar um cigarrinho....e o q encontro por aqui??? Essa galinha caipira com polenta mole, q é um dos pratos q mais gosto na vida! E q lindo q ficou!!!
    Congrats!
    Beijas!
    Li

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Li. Teus comentários são sempre muito carinhosos.

    ResponderExcluir