sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tabanca do Portuga, comida africana com sotaque português


Pirão africano, uma das atrações do cardápio da Tabanca do Portuga.
Estou curioso para conhecer alguma coisa mais da cozinha africana. As referências que temos por aqui são muito escassas, limitadas ao norte do continente, dos países muçulmanos e pratos de origem árabe. Do Marrocos, principalmente, à base de carne de cordeiro, com suas tagines, combinando as carnes com grão de bico, açúcar, cominho, canela, gengibre, cúrcuma, páprica, frutas secas, numa fusão de sabores admirável.
Tirando isso, apenas as informações que dizem terem vindo de lá, com os escravos, a raiz da cozinha baiana, a começar pela utilização do leite de coco e do azeite de dendê. Mas é claro que, pelo imenso continente que é, a África tem uma incrível variação de combinações culinárias. A algumas delas o curitibano terá acesso nos próximos dias. As quais, aliás, estou muito curioso para conhecer já na noite de hoje, em pré-inauguração, numa apresentação para convidados do que será o restaurante Tabanca do Portuga, que se propõe a apresentar pratos típicos da Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e da Ilha da Madeira.
Tabanca significa tenda no idioma crioulo e a área externa do novo restaurante terá duas grandes tendas cobertas de palha. No interior, máscaras, esculturas e adereços africanos multicoloridos, além de camisas de times portugueses fazem parte da decoração. Isto pelas ligações do empresário Márcio Câmara – Portuga, para os mais próximos e agora também para toda a futura freguesia - com a terra-mãe, ele que por anos e anos morou entre o Brasil e a Europa.
Para mais detalhes, alguns dos pratos a serem apresentados, endereço e informações, entre no novo endereço do blog, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário