terça-feira, 13 de setembro de 2011

Festival de Escargots no Chalet Suisse


Escargots à la Bourguignonne, uma das atrações do Festival de Escargots do Chalet Suisse.
A primeira impressão é sempre de repulsa. Caramujos? Lesma? E já há uma proposta para mudar de assunto. Mas quem se convence de experimentar escargots, invariavelmente aprecia. E recomenda.
Tenho um exemplo interessante quando da cobertura da Copa do Mundo de 1998, na França. Meu companheiro de viagem não era muito chegado às incursões gastronômicas fora do trivial, acostumado com os ingredientes básicos da comida brasileira em sua casa. Como quem cozinhava era eu, ele estava sujeito ao que desse e viesse. E, registro seja feito, encarava com a maior boa vontade, aprovando praticamente tudo.
Quando chegou o dia do escargot, claro, torceu o nariz. Será que consigo comer isso? – registrou. Fiz o tradicional, Bourguignonne, que é aquele servido nas conchas, com manteiga, alho e salsinha. E não é que ele gostou? Aprovou e recomendou.
Quando de volta ao Brasil decidimos fazer um jantar comemorativo à nossa estada em Paris. Com Escargots à la Bourguignonne, evidentemente. No momento de servir incentivou sua esposa a experimentar: é só imaginar que é um coraçãozinho de galinha. Pronto, simplista e direto. Não tem muito a ver, mas pelo menos quebra o encanto.
Então, para quem ainda não experimentou e cria barreiras de paladar, que imagine tratar-se de um coração de frango daqueles de churrascarias. Só pra quebrar o impacto, pois na boca sentirá que é bem mais saboroso.
E a chance pode ser no restaurante Chalet Suisse, que promove, a partir de hoje, um Festival de Escargots de provocar o paladar de quem já aprecia o bichinho. Até o dia 25 próximo, seis diferentes receitas de escargot poderão ser degustadas durante o festival, incluindo, obviamente, os tradicionais Escargots à la Bourguignonne, prato que é servido como entrada no cardápio regular do restaurante e um dos mais procurados pelo público do Chalet Suisse.
Para conhecer o cardápio completo e outros detalhes do Festival, vá ao novo endereço do blog, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário