sábado, 10 de setembro de 2011

Projeto Buscapé (A coluna de Paula Labaki)

A convite do amigo e também chef Eudes Assis fui para Boiçucanga, no litoral Norte de São Paulo, para dar aula de gastronomia no Projeto Buscapé. É o que seria isso?
Projeto Buscapé foi idealizado por um grupo de pessoas que pensam que nosso futuro depende de nossas crianças e que formação e informação são a única forma de fazer de nossas crianças a diferença ali na frente, no futuro!
Cheguei em Boiçucanga animada, com todos os problemas que havia tido de transporte, carro quebrado o outro batido. Mas sempre tem uma alma maravilhosa, que no caso foi a Mariana Valentino que me salvou e me emprestou o carro dela.
Chegando lá, Eudes e Claudia, também peça importante no projeto, já estavam me esperando e lá fomos nós para o pelotão da Policia Militar, onde no fundo fica o projeto. O pessoal da Policia também esta superdentro do projeto e algumas aulas inclusive são dadas por eles.
Cada dia da semana as crianças têm uma diferente aula e toda quarta feira é dia de… GASTRONOMIA.
Resolvi dar aula de Verrines, porque queria ensinar e depois deixar que cada criança usasse a criatividade fazendo os seus. As crianças foram chegando, colocando seus aventais e chapéus e eu me emocionando de ver tanta alegria nos olhares. Logicamente levei meu companheiro de todos os momentos, o meu Thermomix, nem tanto pelo fato de usar, mas para poder mostrar a eles e fazer com que seus olhares se ampliem. Nem preciso dizer que eles ficaram amigos íntimos do Thermomix. E o mais lindo: ele ficou instalado em cima de um tronco bem rústico. Nossa, juro ficou lindo!
O projeto precisa da ajuda de todos nós, com doações que não precisam ser de dinheiro e sim de material, como utensílios de cozinha que não usamos mais, eletrodomésticos, tudo que pudermos para ajudar a equipar o local e, lógico, se alguém puder doar uniformes, também.
Dei duas aulas para duas turmas de 25 crianças cada, uma pela manhã e outra na parte da tarde. Crianças interessantes, gratas e lindas. Eu amei. As verrines que eles foram fazendo eram lindas, coloridas, cheias de sabores e de cores. A mesa ficou um espetáculo e os olhos de todos nós um brilho só.
Levar às crianças um pouco do que sabemos pode fazer tanta diferença em todas as nossas vidas. E o que mais me deixou feliz é que eles levam a sério - sabe o que é crianças de nove anos sabendo os nomes dos cortes e tudo mais? Só posso parabenizar a todos os envolvidos e agradecer demais ao Eudes pelo convite. Saí de lá cheia de energia nova e iluminada pelo carinho das crianças.
A noite ainda foi uma delicia. Fomos jantar em um restaurante natural de lá, muito simpático e a pousada da Cláudia, que hospeda os chefes que vão ao projeto, é uma delicia, de frente para o mar, um lugar delicious.
Espero que cada um que leia, pense e se possível ajude. Vou deixar o contato do projeto e se quiserem fazer doações de material podem deixar no catering que o Eudes retira e leva para lá.

Paula Labaki


Um comentário: