quinta-feira, 7 de julho de 2011

Uma simpática casinha vermelha de sabores descomplicados


Peixe com legumes, um dos pratos descomplicados do cardápio do Vila Roti.
Quem aprecia as coisas da gastronomia tem no blog Gastronomia Descomplicada leitura obrigatória. É uma página muito saborosa sem publicar uma receita sequer. Um dos responsáveis é o chef Fábio Pimentel, que fez do blog o seu ponto de desafogo de ideias e opiniões, enquanto preparava a abertura de seu restaurante em Curitiba.
Pois agora a casa é uma realidade, chama-se Vila Roti e está aberta em soft open até o próximo dia 16, com descontos de 40% nos pratos. Tanto quanto no blog, a proposta do restaurante é justamente a gastronomia descomplicada, com o foco voltado para o conceito de gastronomia e não de alimentação.
Fábio Pimentel já está há alguns anos na estrada. Trabalhou por um bom tempo com o Flávio Frenkel, a quem considera seu grande mentor, no saudoso Blini (que ficava ali no alto da Carlos de Carvalho). Dos ensinamentos de Frenkel, Fábio Pimentel guardou que “o mais importante é pensar sobre a comida e entendê-la. Não apenas reproduzi-la”. E segue essa linha de pensamento para criar e executar seus pratos – nada afetados, mas valorizando o sabor.
Um segundo estágio da carreira de Pimentel foi em São Paulo, onde formou-se em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e fez pós-graduação em docência Gastronômica. Um rico e proveitoso estádio no DOM (de Alex Atala) e depois a abertura de uma empresa de eventos, com a qual ficou por cinco anos.
O retorno a Curitiba, no ano passado, foi para montar o restaurante, que agora já recebe seus primeiros clientes. O nome escolhido, Vila Roti, tem relação com forno à lenha (Roti quer dizer assado, em francês), com as carnes grelhadas na brasa e massas e pães artesanais de fabricação própria. Funciona em uma simpática casinha vermelha no São Francisco e todo o mobiliário é feito de madeira certificada. São 60 lugares, com mesinhas e cadeiras simples e aconchegantes. 

Veja o cardápio completo, endereço e mais detalhes do novo restaurante no novo endereço do blog, clicando aqui.

Um comentário: