Com Johnny Mazzilli, na produção das fotos sobre o mel. (Fotos de Gleydston Martins) |
Minha vida na cozinha sempre foi colocando pessoas fantásticas no meu caminho. Profissionais competentes e que acabam ficando grandes amigos. A fotografia sempre esta caminhando do meu lado, pois sem o registro fotográfico os meus pratos ficaram apenas na memória de quem os comeu.
Entre os fotógrafos com que convivo estão pessoas fantásticas, como o meu companheiro de jornadas fotográficas e de improvisos, o Henrique Peron; o querido Johnny Mazzilli, que vive fazendo fotos maravilhosas pelo mundo (e nunca me levou conhecer a Dinamarca); o Ricardo Bhering, que me colocou em uma capa que, em minha opinião, é uma das minhas mais lindas produções; a linda e amiga Luna Garcia, que me convidou pra fazer foto de um ingrediente para um livro sobre iluminação e vários não menos queridos.
Mas há algum tempo o Johnny me convidou para fazer os pratos de um editorial sobre mel. Encantei-me na hora. O mel é um ingrediente que, além de rico e versátil, é lindo.
Comecei a pensar e estudar algumas possibilidades para que pudesse fazer varias produções salgadas e doces usando esse ingrediente tão simples, natural e ao mesmo tempo nobre.
Pensei no mel de inúmeras maneiras e comecei por aromatizá-lo com as mais variadas coisas, de especiarias a pimentas e bebidas. E não é que deu certo? Comecei, então, o trabalho de elaboração dos pratos.
O mel exposto às temperaturas mais altas se compota bem e quanto mais ia misturando e testando, mais ia me apaixonando por ele.
O mel sempre foi considerado um produto especial. Existem registros de que o homem consome mel desde a pré-história. É também fantástico imaginar que a partir da alimentação da abelha se conseguem diferentes tipos de mel. E é daí que começa nossa brincadeira com ele dentro da cozinha. Fazer nove preparações com mel não foi a coisa mais fácil que já fiz. Deu trabalho, pois queria que ele entrasse em preparações bem distintas. Acho que consegui. Fiz dele um tempero, um ator principal, em alguns momentos um coadjuvante, mas em todas as preparações ele se portou muito bem, agregando sabor e delicadeza aos pratos.
E em breve lá estarão minhas criações na revista Gourmet Life, fotografadas pelo Johnny Mazzilli e logicamente eu, como boa mãe, cheia de orgulho das crias.
Semana que vem eu vou falar de um ingrediente que amo: azeite.
Vale lembrar que o mel, além de saboroso, é saudável e tem funções anticépticas e antibióticas. Vamos nos lembrar dele na próxima ida à cozinha.
Vamos a mais algumas fotos da sessão para a revista, por Gleydston Martins.
Paula Labaki
twitter@lenalabaki
Nenhum comentário:
Postar um comentário