quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Terceira quinta de novembro é dia da chegada do Beujolais Nouveau



Tem gente que acha cafona, outros alegam modismo, jogada de marketing ou seja lá o que for. De minha parte, adoro esse barulho todo que se faz em torno da chegada do Beaujolais Nouveau, a tradição da terceira quinta-feira de novembro com distribuição simultânea em todo o mundo.
E a terceira quinta de novembro é essa, hoje dia 15. A festa de comemoração é uma tradição que começou no início do século passado nos bistrôs, restaurantes e brasseries de Lyon e hoje acontece simultaneamente no mundo inteiro. Sua chegada é anunciada com a célebre frase Le Beaujolais Nouveau est arrivée! E aí são apresentados os diversos vinhos produzidos justamente ali, na redondeza de Lyon.
Feito exclusivamente com a uva Gamay, é o único tinto jovem aceito pelos especialistas (como já disse há alguns ranzinzas com reservas). E bota jovem nisso. A safra anunciada é sempre a do próprio ano. Caso de agora, com a safra 2012. Fica pronto para o consumo aproximadamente 2 meses após a colheita. É produzido por um processo conhecido como maceração carbônica, pelo qual as uvas fermentam em cubas sem esmagamento e a pele da uva é estourada pela fermentação.
(Um parênteses: aqui no Brasil a Miolo tem feito uma, digamos assim, “brincadeira” parecida, lançando sempre na época da Páscoa o seu Gamay, adolescente ainda. Conforme o ano e a safra, tem dado certo, dentro dos limites da proposta.)
Em Curitiba, quem sempre celebra a chegada do Beaujolais Nouveau são alguns restaurantes do Junior Durski. Nesse ano, especificamente, restaurantes Durski, Madero Prime Steakhouse e Madero Champagnat estão entre os restaurantes brasileiros que celebrarão, junto com outros países, o lançamento deste vinho.

Leia o texto completo, com todas as informações, aqui, no novo endereço do blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário