sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Um sábado de alcachofras no cardápio do Vila Roti

Mignon com risoto de alcachofras, um dos pratos especias do chef Fábio Pimentel.
Alcachofra é tudo de bom. Um dos sabores nobres que a gastronomia nos proporcionada. Ainda mais agora, em plena Primavera (escrevi sobre isso, dia desses), quando aquelas quase-flores surgem de todos os lados a tentar nosso paladar.
Sempre que chega essa época do ano me lembro do chef Fúlvio Furin com seus inigualáveis festivais de alcachofra que atraíam muita gente aos seus restaurantes (confira matéria publicada na Bom Gourmet de semanas atrás). Mas longe ainda, recordo as que dona Isaura (então esposa do inesquecível João de Pasquale) fazia para os amigos mais chegados nas noites de sexta-feira, no bar Lá no Pasquale, que funcionava no Passeio Público. Recheadas com uma farofa agridoce que nunca mais comi igual.
Os restaurantes de hoje, de uma forma geral, não dão muita bola para as alcachofras. Não pelo menos na importância que imagino pudessem dar. E então, em meio a essa indiferença geral, vale ressaltar a sensibilidade do chef Fábio Pimentel, do Vila Roti, que elaborou dois pratos especiais para amanhã (08/10). Um deles é o Penne artesanal com camarões, alcachofra e tomate cereja. O outro, Mignon com risoto de alcachofra. Pelo que sei, o risoto leva um toque especial do chef, que assa na brasa os fundos da alcachofra antes de finalizar o prato.
Acho que vale a pena uma visita nesse sábado à simpática casinha vermelha ali do São Francisco.

Restaurante Vila Roti
Rua David Carneiro, 469 – São Francisco
Fone: (41) 3352-0226

Este post também está no novo endereço do blog, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário