terça-feira, 14 de setembro de 2010

O toque mágico do chef Paulino da Costa


Para alguns poderia representar surpresa. O melhor chef de Curitiba escolhido pelos jurados da Revista Veja talvez tenha sido a grande novidade da noite de festa da revista. Mas quem costuma frequentar a Dop Cucina sabia, naquele momento, que o prêmio não poderia estar em melhores mãos. As mãos irrequietas de Paulino da Costa, responsável pela cozinha da casa e capaz de expressar todo talento e sensibilidade na criação de cada detalhe dos pratos que costuma servir.
O cardápio da casa é muito bem feito, com opções interessantes em todas as divisões, de massas a peixes, de risotos a carnes. E com direito a harmonização com os vinhos da loja, a preço de balcão. Mas o que mais atrai mesmo é o menu degustação, que Paulino costuma servir às mesas com quatro ou mais comensais ao preço de R$ 110,00 por pessoa. Antes de começar a servir ele pergunta se há restrição a algum tipo de ingrediente ou tempero. E como se trata de surpresa, o menu-confiança tem a explicação direta do chef a cada novo prato que chega à mesa.
Foi nessa que embarcamos, checando e atualizando as criações que levaram esse pacato e simpático paraense ao prêmio máximo da gastronomia na temporada. Como se já não soubéssemos. Mas, de qualquer forma, o inesperado do menu degustação é sempre um desafio para uma noite de prazer. Começando com uma taça de espumante enquanto a mesa recebia os antepastos.

Em seguida, um Prosecco para escoltar o primeiro prato, Camarões grelhados com spaghetti de pupunha e molho de manjericão
Os camarões na textura certa, grelhados, o toque de vinho branco e manteiga de escargot para os fios de pupunha perfeitamente al dente, que é como se devem ser. A combinação com o delicado molho de manjericão – com manteiga e creme de leite - foi na medida. Começamos bem, portanto.
Foi quando passamos para um vinho italiano, um cabernet sauvignon do Vêneto (que minha máquina insistiu e não conseguir o foco para a foto...), à espera das carnes que se prenunciavam. 
Primeiro, um tenro Ossobuco de vitelo com duplo tagliatelli, que, mesmo sem o tutano que minha gula sempre exige, estava muito bom. 
É marinado por três dias, em mirepoix (cenoura, salsão e vinho branco), cozido em fogo baixo com um molho que unia cubos de legumes com alguns cogumelos, ervilhas frescas e base de tomate e demiglace.
Em seguida, Lombo de cordeiro envolto em presunto cru e risoto de dois grãos tartufado
O lombo é envolto no presunto cru e daí grelhado para selar a crosta, mantendo o interior avermelhado. No risoto, a combinação entre o arroz negro e o carnaroli.
Fecho de ouro para a sobremesa, uma delicadíssima Minigalete de tapioca com sorbet de framboesa
A galete é feita com farinha de tapioca na frigideira para ganhar formato antes de ser hidratada com leite, ganhando os complementos de coco fresco e açúcar. O sorvete de framboesa é do Freddo (outro premiado pela Vejinha).
E assim, sem se preocupar com o tempo para tentar curtir ao máximo todos os sabores apresentados, a noite passou e marcou na lembrança gustativa. Quem quiser passa pelos mesmos bons momentos que se apresente na Dop Cucina, que a parte dele o chef Paulino da Costa garante. Ainda mais agora, com o prêmio que faz questão de expor na parede da casa.
É tudo de bom.

Dop Cucina
Rua Benjamim Lins, 559 – Batel
Fone: 3022-1221

Nenhum comentário:

Postar um comentário