terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vinícola Dezem comemora boa safra e começa a colher Chardonnay

Os vinhedos e a sede da vinícola Dezem ao fundo.
Tive a oportunidade de escrever, meses atrás, sobre a surpresa que foi uma degustação de vinhos e espumantes da vinícola Dezem. Foi uma degustação às cegas, reunindo gente do mundo do vinho e, ao término do jantar harmonizado, uma exclamação de espanto geral marcou o ambiente quando o organizador do evento informou serem todos produzidos em um mesmo local, na mesma vinícola. E que esta era paranaense, de Toledo. Confira aqui.
Pois a vinícola Dezem anuncia estar iniciando o ano com “bons ventos”. Devido ao tempo seco registrado na cidade interiorana, tanto no período de brotação como na colheita, a qualidade da uva da safra 2011/2012 deverá ser a melhor de todos os tempos. Esta característica - aliada à tecnologia utilizada - contribuirá, de acordo com a vinícola, para a “elaboração de excelentes vinhos”. A colheita da uva Chardonnay, destinada à elaboração de vinhos e espumantes, já teve início.
Aliás, parte da colheita foi antecipada para a elaboração dos espumantes, uma vez que, para esse tipo de vinho as uvas devem ser colhidas com boa acidez, o que ocorre um pouco antes de atingirem a maturação máxima. Outra parcela do vinhedo, com melhor exposição e com uvas maduras, foi destinada à elaboração de Chardonnay fermentado em barricas de carvalho, proporcionando um vinho mais encorpado, complexo e longevo. O tempo seco contribuiu para o melhor amadurecimento da fruta e também evitou a presença de fungos, típicos em safras úmidas – comemoram por lá.
Saiba mais sobre a colheita, inclusive com programação de turismo enogastronômico, no novo endereço do blog, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário