terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Um incrível e saboroso molho de tomates e azeitonas

Vieiras grelhadas com purê de tomates e azeitonas.
Temos um princípio aqui em nossa cozinha. Quando é a primeira vez costumamos seguir a receita na íntegra. A não ser que haja alguma grande barbaridade, descoberta em meio à elaboração do prato. Mas, de uma forma geral, deixamos tudo correr do modo como é recomendado, admitindo alguns ajuntes para uma segunda vez ou dali em diante, conforme a reação do paladar.

Nos passeios por sites ou revistas especializadas de vez em quando algumas receitas chamam a atenção. Nesses casos, arquivamos por aqui, para um momento propício, conforme os ingredientes postos à disposição. Daí é só procurar pelo ingrediente com alguma ferramenta de busca que o computador responde com todas as opções ali concentradas.

Foi assim que descobrimos essa equilibrada combinação de tomates e azeitonas para um molho. Na passadinha pela peixaria, uma pequena bandeja de vieiras nos atraiu. Pequena mesmo, com vieiras menores ainda – nada a ver com aquelas maravilhosas que fizemos em Paris e relatamos aqui nesse blog. Mas vieira tem sabor de vieira, seja qual for o tamanho e decidimos que ali estaria a entrada para o jantar (um robalo assado com batatas, tomates e cebolas).

Outro princípio que (não rigorosamente) seguimos: sempre que possível executar novas receitas, descobrir novas combinações de sabores, por mais que já tenhamos feito alguns pratos deliciosos. Mas é a busca do novo, que sempre nos encanta e desafia.

Havia uma receita de vieiras guardada desde agosto do ano passado. Saiu no site Basílico, quando da inauguração da Tasca do Zé e da Maria, sabores portugueses no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Na foto da receita eram vieiras maiores, apenas com o fundinho do molho. Como as vieiras daqui eram miúdas, fizemos o fundo de molho e juntamos algumas delas em cima. Ficou bacana também.
Para saber a receita e também uma boa ideia de utilização do molho em bruschettas, vá ao novo endereço do blog, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário