sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Magret de marreco e outras surpresas do chef Ivan Lopes


Magret de marreco com risoto de camembert e tomate-cereja, um dos pratos do menu-degustação.
Ivan Lopes, inspiradíssimo.
Magret de marreco – quem diria?
De pato acho que todo mundo conhece. Ou pelo menos ouviu falar. É o filé do peito da ave, que, ao contrário dos cortes de frango e outros parentes, tem a mesma cor avermelhada da carne bovina. Uma delícia, desde que levemente grelhado para manter o mal-passado de seu interior (e é aí que boa parte dos restaurantes peca, pois na demora de tempo entre o cozimento e o chegar à mesa a carne passa do ponto e fica mais dura).
Magret de marreco... não teria sido um engano do garçom? Não pode ser, imaginei, eles são muito profissionais e bem treinados aqui no Terra Madre. O fato é que estava muito bom, fosse lá o que fosse. Oficialmente era um Magret de marreco com risoto de camembert e tomates-cereja. Carne macia, suculenta e o risoto com o arroz al dente – como é recomendado -, com pedaços do queijo derretendo e não incorporados na mistura. Não perguntei, mas a impressão que tive foi de terem sido colocados no último momento, instantes antes de o prato ir à mesa.
Veio o chef à mesa e confirmou: era mesmo um peito de marreco, vindo do Frigorífico Matias, de Santa Catarina.
Mas este foi praticamente o fim da história, de uma noite de sabores inesquecíveis proporcionada pelo chef Ivan Lopes, um dos Top-5 dos Chefs 5 Estrelas eleitos pelo Prêmio Bom Gourmet 2011. Já na chegada ao restaurante foi até nossa mesa assim que nos viu e nem permitiu que olhássemos o cardápio. “Vou cozinhar pra vocês” – prontificou-se. E quem poderia recusar uma oferta dessas?
Veja o post completo, com todos os pratos e fotos, no novo endereço do blog, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário