sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pizza como na Itália

Quem me contou primeiro foi o Airton Empinotti, da Salumeria Monte Bello. Dentre seus melhores clientes estava um italiano fazendo uma pizza bem do jeito do país dele, com produtos de qualidade. Principalmente com o speck de primeira que ele, Empínotti, fabrica lá em Quatro Barras.
Dias atrás, outro importante aval: Solange Schneider, chef de cozinha que marcou o paladar de Curitiba em seus tempos de Peccato e que hoje dirige seu talento para as incomparáveis massas congeladas do Empório Rosmarino. Entre as melhores de Curitiba – disse ela. Mas vá preparado para complicações no serviço – alertou pelo Facebook.
O assunto em questão era a Pizza D.o.c. Trattoria, do chef e pizzaiolo toscano Luca Paparella, que abriu a casa em 2009 com a ideia de era reproduzir uma "legítima pizzeria italiana", onde a atração principal são o forno a legna e a preparação da pizza. Restaurante pequeno, poucas mesas (umas 50 pessoas, sem bem diagramadas), bom espaço para estacionamento à frente e um cardápio interessante, com pizzas clássicas italianas, outras especiais e algumas bem ao gosto do brasileiro, com a combinação de sabores que já se tornaram clássicos por aqui.
Primeira constatação ao chegar: o serviço fica mesmo muito a desejar. Ficamos um tempo à espera de alguém nos dizer onde seria a nossa mesa (fizemos reserva). Daí, sentados, não tínhamos acesso ao cardápio e demorou um tempo até o garçom encontrar o vinho que havíamos escolhido (são muito poucos na casa, uma faixa bem restrita de italianos, mas com bons preços). Quando o vinho chegou, alertamos que não haviam servido o cestinho com aquela massa crocante de pizza que estava na outras mesas. E quando o cestinho chegou, foi praticamente junto com a pizza. Um pouco atrapalhados, podemos dizer.
Mas como havia sido alertado que lá é bom de ir com paciência e perseverança, me senti recompensado após os percalços iniciais. A pizza é realmente muito boa, acima de média. Como classificar? Top five em Curitiba. Massa fina e crocante e na cobertura só ingredientes selecionados, quando não originalmente italianos, feitos artesanalmente por italianos residentes no Brasil. O resultado é um prazer ao paladar e aí, na segunda fatia, a gente nem mais se lembra dos desencontros nos primeiros momentos na casa.
O preço também recomenda. Em duas pessoas, com vinho italiano, a conta saiu por R$ 72, coroando uma noite feliz, de bom paladar.
O chef Luca Paparella e a esposa Cláudia: pizza de origem comprovada.

Pizza D.o.c. Trattoria
Avenida Silva Jardim, 4375 – Seminário
Fone: (41) 3095-1212

Um comentário:

  1. Realmente as "pizze" são memoráveis. O atendimento tem melhorado dia a dia; quem trabalha nesta área sabe como é difícil formar mão-de-obra para atendimento, ainda mais quando a casa é nova e as gorjetas ainda não são tão atrativas para a equipe. Devemos divulgar sempre que possível a boa comida, para que perdure!!!

    ResponderExcluir