quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sensações e delírios da cozinha do Restaurante Manu


É muito aconchegante. Desde as flores da entrada já é possível sentir toda a energia positiva presente no ambiente da nova casa de Manu Buffara, o Restaurante Manu.
Muito clean, cores claras para permitir o destaque da decoração em amarelo e vermelho (Espanha?) na parede, toalhas claras, toques de azul a criar o clima para um cardápio ousado e criativo.
Manu trabalha com produtos orgânicos e mantém contato direto com os fornecedores. É parceira de muitos deles, inclusive, dividindo os cuidados de produção e dirigindo para o que pretende utilizar em sua cozinha.
A proposta do restaurante é oferecer aos clientes três opções de menu-degustação, com quatro, seis e oito pratos. Mas como o curitibano ainda não está muito acostumado com isso (ainda há poucos restaurantes adotando esse processo), nas primeiras semanas também haverá alternativas de escolha a la carte, embora os garçons já estejam instruídos a vender o peixe (sem trocadilho, é claro) da sequência de pratos.
Já confessei nesse espaço aqui minha idolatria pela jovem e bela chef. Desde os primeiros dias de Hotel Rayon, quando revolucionou a cozinha da casa – e lembro-me de ter escrito assim: "Manu está virando a cozinha de pernas para o ar..." Ela mexe com as texturas, provoca os sabores e invoca sensações gustativas jamais dantes imaginadas. Só provando para poder entender. O que já pode ser feito em sua nova casa, agora em pleno funcionamento todas as noites.
Sushi de soja, wasabi, caviar e shoyu
Naquela especial, na qual nos recebeu, a expectativa pela chegada de cada novo prato criava um clima de agradável surpresa no ar e certamente assim o será a cada nova visita. Para o prazer de todos nós.
Carne seca, foie gras e sorbet de manga
Entre os petiscos servidos, para aquecer as tentações, um Sushi de soja, wasabi, caviar e shoyu, decorado com pistache triturado. Em seguida, uma interessante combinação de Carne seca, foie gras e sorbet de manga, que derretia na boca, provocando todas as tentações. E um Molho sugo com parmesão, delicadíssimo. E a manteiga servida em charmosos tubinhos personalizados. Para harmonizar, a sommelière Thais Ferrão escolheu o champagne Deutz Classic Brut. Perfeito.
Lagostim envolto em massa de Wolton com pesto de agrião
O primeiro prato a chegar foi o ponto alto do encontro: Lagostim envolto em massa de Wolton com pesto de agrião. Envolto na massa chinesa crocante (semelhante à que usam para fazer gyoza), o sublime lagostim encanta pela textura e pelo sabor, contrastando com o doce amargor do pesto de agrião. E com o Velante Pinot Grigio 2009 na taça, então, delírio total!
Salmão grelhado com guacamole e chocolate branco
Em seguida, o belo Le Rosé de Floridene 2008 chegou para abrir alas ao Salmão grelhado com guacamole e chocolate branco. Selado por fora, mal passado por dentro (como se recomenda), o peixe se completou ao sabor da iguaria mexicana (ah, aquele fundinho de sabor de coentro!...) e ganhou o toque do novo na química do chocolate branco salpicado em volta.
Fraldinha com espuma de raízes e tomate grape
O prato de carne foi uma Fraldinha com espuma de raízes e tomate grape – aquele tomatinho comprido e meio adocicado. Os cubos de carne no meio, uma farofa embaixo e a espuma de raízes (batata, cará & Cia) por cima. O vinho? O Sud Primitivo Merlot 2009, italiano da Puglia (todos os vinhos da noite foram da Porto a Porto, mas o restaurante também tem produtos da Vino! – anunciou a sommelière).
Retorno à infância.
A sobremesa foi um encanto: Retorno à infância. Por quê? Combinação, no mesmo prato, de goiabada com queijo, brigadeiro de colher e algodão doce (servido em um vasinho com milho de pipoca, outra referência). Os goles curtos do Porto Messias 10 anos nos penitenciavam de todos os pecados de gula porventura cometidos.
Uma grande noite, um convite sempre aberto ao paladar e a certeza de que lá estarei novamente daqui alguns dias. Manu Buffara está acima do bem e do mal. Ela é única e tudo o que faz nos toca profundamente o prazer do paladar.



Restaurante Manu
Alameda Dom Pedro II, 317 – Batel
Fone: (41) 3044-4395

Nenhum comentário:

Postar um comentário