domingo, 9 de janeiro de 2011

Angola, brie e figo para aproveitar o domingo

Galinha d'angola mediterrânea.
E lá se foi nosso último domingo de folga do ano. Pelo menos é o que imagino, perante a avalanche de eventos futebolísticos prenunciados por aí.
Então, se é assim, tudo o que tivemos de fazer foi aproveitar ao máximo. Com um belo e saboroso almoço, como em nossos melhores momentos.
Já havíamos planejado de véspera, tínhamos uma galinha d'angola (será que se eu chamar de capote, nome bem mais simpático, o pessoal vai entender de que se trata?), nem sei mais se era uma que a Jussara Voss tinha me mandado (ela é próspera fazendeira, criadora de coelhos, angolas, carneiros... e o que mais nem me lembro mais) ou outra que comprei ali perto do meu latifúndio, um cara que vende para hotéis e restaurantes do País inteiro. Iniciamos de véspera, portanto, o processo de descongelamento. E na manhã de hoje fomos ao básico passeio pelo Mercado Municipal. Aliás, dia dos mais complicados, pois quase todas as bancas, açougues e peixarias trabalhavam à meia mão-de-obra e o movimento estava no pique – como se a Curitiba de hoje se esvaziasse nas temporadas de praia e verão.
Mas tudo bem, ingredientes garantidos, vi uns figos fora de época e trouxe para uma definição posterior entre entrada e sobremesa. Com brie e vinho do porto, tanto faz, é só uma questão de açúcar ou não. Ficou para a sobremesa.
Galinha d'angola mediterrânea
Ingredientes:
1 galinha d'angola de aproximadamente 1kg
1 alho-poró em rodelas
1 cenoura em rodelas
1 talo de salsão em pedaços
1 folha de louro
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de ervas aromáticas secas (alecrim, manjericão, tomilho e sálvia)
500 ml de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino (de preferência moída na hora)
1 pitada de açúcar

Molho

2 cebolas roxas picadas
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) de polpa de tomate
1 ½ colher (sopa) de alcaparras
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 xícara de vinho branco
½ colher (sopa) de vinagre de vinho branco

Modo de fazer:

Divida a galinha d'angola em quatro e refogue rapidamente no azeite. Despeje o caldo de galinha e tempere com sal, pimenta, o alho, o açúcar e as ervas aromáticas. Junte o louro, o alho-poró, a cenoura e o salão e cozinhe, tampado, por 20 a 25 minutos. (Achei que o tempo seria pouco e realmente era: cozinhei por quase 2 horas em fogo bem baixo, mas acho que até cabia mais tempo)
Enquanto isso prepare o molho. Aqueça o restante do azeite em outra panela (ou frigideira) e junte as cebolas, deixando até murcharem. Assim que estiverem levemente douradas, acrescente o vinho branco e o vinagre, tampe e deixe cozinhar por 10 minutos. Adicione a polpa de tomate e em seguida os pedaços da ave, deixando tomar gosto por cerca de 5 minutos.
Retire a carne da panela e mantenha aquecida, enquanto incorpora o creme de leite ao molho, deixando ferver por 3 minutos, em fogo baixo, mexendo freqüentemente. Junte finalmente as alcaparras enxaguadas e secas, regule o sal e derrame o molho sobre a carne.

Rendimento: 2 porções.

Decidimos fazer o figo de sobremesa. Com um brie que estava à beira do vencimento, ou seja, no seu maior potencial de sabor. Ficou delicioso!

Figos ao brie e Porto

Ingredientes:

4 figos maduros
4 colheres (sopa) de vinho do Porto
8 cortes em quadrado de queijo Brie
2 colheres (sopa) de açúcar (opcional, conforme o desejo)

Preparo:

Corte os figos ao meio, a partir do cabo, deixando-os na fruta.
Coloque os figos numa forma, com o lado cortado pra cima, e aperte gentilmente.
Coloque um pouco de Porto em cada figo. (Salpique com o açúcar, se desejar servir como sobremesa. Caso contrário, sirva como entrada)
Leve ao forno preaquecido, 180ºC, por 10 minutos, até que fiquem macios, mas sem desmanchar.
Retire do forno e coloque um quadrado de Brie em cada metade.
Deixe descansar por 2 a 3 minutos, no forno desligado.

Rendimento: 2 porções.

Pois agora estamos sem domingos para o restante do ano, imagino. Mas nem por isso deixaremos de investir em novos experimentos. Afinal, comer bem é o menor dos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário