sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Jambalaia de siri e berbigão com Reinterpretação de sashimi de salmão

Reinterpretação de sashimi de salmão, com pérolas de shoyu e maionese de wasabi.
Tem tudo a ver com nossa temporada de férias. Era chegar janeiro, desembarcar em Ingleses e partir para as compras necessárias ao prato-símbolo de nossa integração ao clima de praia: Jambalaia de siri (registrada aqui no blog, no verão passado).
Desta vez não fomos, outros compromissos mudaram o ritmo e os espaços das férias. Mas o calor de janeiro não conseguiu nos deixar longe da vontade de sentirmos aquele gosto de praia, mesmo que longe dela e passando por alguns insossos dias de chuva. Programamos o jantar, filho e nora convidados e fomos às compras. Mas também com uma ideia fixa para algum belisco de entrada. Na inspiração do que alguns chefs estão chamando de desconstrução ou reinvenção ou reinterpretação – conforme a maneira de lidar com as referências originais. No balcão da peixaria um belíssimo naco de salmão pedia guarida. Por que não tentar reinterpretar um sashimi, com suas indispensáveis guarnições (shoyu e wasabi)?
Juntando ideias já executadas em outras incursões gastronômicas da casa, veio a lembrança das pérolas de shoyu (duas ou três tentativas, nenhuma delas com pleno êxito, é preciso reconhecer) e da maionese de wasabi, que, juntas, poderiam muito bem completar o sabor do carnudo e fresquíssimo salmão.
Para as pérolas (ou ovas) de shoyu, as bolinhas de sagu foram cozidas em uma mistura de saquê, shoyu e água (proporção de 100, 50 e 25), mexendo sempre para não mexer. As pérolas não ficaram tão soltas como era de se desejar, mas deram bom efeito visual e sabor interessante.
Para a maionese, foi só misturar 125 g de maionese pronta de boa qualidade (normal, não light, que não tem sabor) com 1 colher (sopa) de shoyu, 1 colher (sopa) de pasta de wasabi e ½ colher (sopa) de vinagre de arroz. Um toque de pimenta branca, tudo muito bem amalgamado e pronto, só servir.
De resto foi só fatiar os 500g de salmão, ajustar os ingredientes no prato e se deliciar. O resultado ficou muito bom mesmo.
E aí, para o prato principal, desta vez não ficamos apenas no siri. É que havia ainda um tanto de berbigão congelado que talvez já não fosse mais conveniente manter no freezer. Foi para a panela junto, pois um dos princípios básicos da jambalaia é justamente agregar sabores os mais diversos possíveis (pelo menos é o que se aprende quando o J.J. faz alguma das suas nos jantares da Confraria do Armazém, como a última, que teve mais de 50 ingredientes).
Ficou muito interessante, como era de se esperar. E tivemos a chance de pelo menos (mesmo que à distância) sentirmos o gostinho da praia.

Jambalaia de siri e berbigão


Ingredientes:

8 fatias de bacon
1 xícara de cebola picada
½ xícara de salsão picado
½ xícara de pimentão amarelo picado
½ xícara de pimentão vermelho picado
1,2 kg de tomates descascados e picados
2 xícaras de arroz
600g de carne de siri
200g de berbigão sem concha, pré-cozido
1 colher (sopa) de molho inglês
1 pimenta dedo-de-moça picada e sem as sementes
sal

Modo de fazer:

Frite o bacon em uma panela grande até que esteja crocante. Escorra sobre papel toalha e esmigalhe, reservando. Aproveite 3 colheres (sopa) da gordura da fritura e descarte o restante.
Refogue na gordura a cebola até perder a cor. Junte o salsão e o pimentão, até que estejam macios. Acrescente finalmente o tomate, o arroz, a carne de siri e os berbigões, com o molho inglês, o sal e a pimenta. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 25 minutos ou até que o arroz esteja macio, mas sem desmanchar.
Leve a um prato de servir e salpique com o bacon esmigalhado.

Rendimento: 6 a 8 porções.

3 comentários:

  1. Deve ter ficado boa, Xavier.

    Experimente usar banha...

    Ou fazer uma com camarões e calabresa...fica sensacional (com mais alguns ingredientes, é claro, tipo milho, ervilha,cenoura da Bonduelle (feijão branco da mesma marca combina muito).

    Obrigado pela lembranã

    ResponderExcluir
  2. Há restrições na turma aqui de casa para as pimentas. Mas mesmo assim ficou muito boa.

    ResponderExcluir