domingo, 13 de junho de 2010

Pururuca, risoto de shiitake e crumble no almoço de domingo

Foi tudo decidido assim meio de improviso, em cima da hora. Almoço em casa? Então vamos às compras.
E o Mercado Municipal é sempre uma inspiração para tudo, é chegar lá e sair com o cardápio pronto. Algumas voltinhas bastaram para decidir que o prato principal seria uma Costeleta de leitão assada, com pele pururuca.
Para harmonizar (tá ficando chato de usar essa palavra ultimamente), um tempranillo espanhol da Ribera del Duero, o Granate 2008, das Bodegas Fuentespina.






O leitão foi preparado com tempero básico, vinho branco, cebola e alho picados, algumas ervas e um forno da 180 graus, primeiro com papel-alumínio e depois sem, para pururucar.
Para acompanhar, um Risoto de shiitake, com preparo básico e sem segredos. Primeiro a cebola na manteiga, a fritura do arroz e a redução do vinho branco. Em seguida, caldo de carne até o arroz ficar quase al dente, que é o ponto de entrarem os shiitakes em fatias (refogado previamente para perder o líquido) e o queijo ralado. Na finalização, manteiga e daí ao prato, junto com as tiras de costela de leitão.
Como sobremesa, um Crumble de morango. Os morangos cortados em fatias são pulverizados com açúcar branco, canela e baunilha e colocados em ramequins. Para a farofa de cobertura, aquela massa parecida com a de cobrir cuque, manteiga, farinha e açúcar mascavo, mexendo com a mão até formar os grumos.
Aí é só ir ao forno de 180 por uns15 minutos (a receita original, francesa, sugeria 25 minutos de forno, mas foi muito, os morangos cozinharam demais e subiram, umedecendo a cobertura e manchando o ramequim, atrapalhando a foto, mas o sabor final ficou bom de qualquer forma), esperar amornar e servir.
Pode acompanhar com uma bola de sorvete (uiii, estava muito frio em Curitiba para isso) ou creme de leite batido.
Tudo de acordo com o domingo preguiçoso a aguardar o inverno curitibano.

2 comentários:

  1. Oi Xavier,
    Como vc faz pra "pururucar" a pele?
    Abs,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda.
    Aqui, no caso, foi só no forno mesmo. Assando a princípio a 180 e depois subindo nos instantes finais. Bem ao natural.
    Mas já usei despejar azeite quente em cima do couro na hora de servir e também funcionou. Parece meio forçado, prefiro assim, que vá bem ao natural.
    Ficou uma delícia!

    ResponderExcluir