domingo, 3 de junho de 2012

As trufas negras do chef João Valente no PaneOlio

As trufas trazidas por João Valente e que foram servidas na noite especial do restaurante PaneOlio.
João Valente e Rubens Cattenacci, parceiros na execução da ideia.
Alguns sabores nos arrebatam. Principalmente para quem é afeito às descobertas e à exploração de novos ingredientes. Com trufa é assim para muita gente, principalmente de uns tempos para cá, quando o acesso a esse tubérculo subterrâneo pertencente à família dos fungos tornou-se mais frequente, graças à iniciativa de alguns de nossos restaurateurs.
Já houve festivais no Durski, no Porcini, no C La Vie (apenas para citar dos que me lembro assim, de cabeça, em primeira passagem) e agora chegou a vez do PaneOlio promover seu momento especial: a noite das trufas negras. Para quem ainda não sabe, a trufa negra é um fungo tradicional de origem francesa, basicamente da região de Périgord, que é considerada historicamente a principal região produtora da França. Exala um aroma menos acentuado do que as brancas (italianas da região de Alba), mas é mais resistente ao manuseio da superfície e tem a superfície rugosa. Ao contrário das brancas, elas podem ser lavadas em água. Também é chamada nos meios gastronômicos de "Diamante Negro" ou "Pérola Negra", devido à sua raridade.
Pois foram os diamantes negros apresentados aos privilegiados participantes do evento promovido pelo PaneOlio. Convidado por Rubens Catenacci, proprietário da casa, o chef João Valente (que atua na Alemanha e se encontra em férias por aqui) concebeu um cardápio todo voltado para as trufas – da entrada à sobremesa – harmonizado com bons e interessantes vinhos da importadora Porto a Porto.
Veja o cardápio completo com a ilustração de todos os pratos, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário