quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Junior Costa é o novo chef do Cais da Ribeira

O chef Junior Costa está de volta a Curitiba. Depois de passar com sucesso pelo Bourbon Curitiba Convention Hotel – quando foi indicado para premiação da revista Gula – e de um período em Ribeirão Preto, está assumindo o comando da cozinha do restaurante Cais da Ribeira, do Pestana Curitiba Hotel.
Ao longo de sua carreira de 20 anos, Junior Costa passou por hotéis que são referência, como a rede Accord, Grand Meliá, Casa Grande Resort & Spa e Hotel Unique. Antes de vir atuar no Bourbon estava em um resort cinco estrelas, o Refúgio Cheiro de Mato, no interior de São Paulo. Já atuou com grandes chefs como Paul Bocuse, Alain Ducasse, Laurent Suaudeau, Emmanuel Bassoleil e Patrick Ferry, que lhe complementaram com louvor a formação na culinária francesa. Passou também pelo restaurante Leopolldo, onde trabalhou com Giancarlo Bolla e com Paulo Cupertino, que trouxe a culinária tailandesa para o Brasil.
Sua formação inclui cursos no Senac e um período como chef de cozinha em Toronto, Canadá. Sua culinária trata sempre de renovar o tradicional incluindo aspectos contemporâneos e suas influências internacionais misturam-se sem afetação e com sabor aos pratos nacionais.
Foi dele a idéia de começar a servir pequenas porções de acepipes em colheres. Aconteceu na preparação de um evento, em 1989, quando imaginou ser mais prático apresentar as porções em colheres, que poderiam ser consumidas com mais facilidade pelos presentes. Foi um sucesso e, a partir dali, a idéia se expandiu, ganhou outras interpretações e se incorporou definitivamente à seleção de finger foods que marca os mais concorridos eventos.
Cozinheiro de primeira, certamente vai mexer com a conceituada cozinha do Pestana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário