quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Primeiro ano do Restaurante Manu, cada vez mais de pernas pro ar

Foi paixão à primeira vista. Ou, parodiando o comercial, à primeira mordida.
Um coquetel no Hotel Rayon me deixou encantado. O que eram aqueles finger foods tão delicados e diferentes que desfilavam à nossa frente mexendo com sabores, formatos e texturas? Aí vem alguém e me diz ser tudo responsabilidade de uma moça de 24 anos, Manoella Buffara, jornalista que decidiu se dedicar à cozinha. Uma moça de aquela idade assumir cargo de tamanha responsabilidade em um dos hotéis mais importantes de Curitiba deveria mesmo ser acima da média. Era mesmo.
Só sei que consegui articular para conhecer um pouco mais da jovem chef, pratos de um jantar, talvez. Deu certo e ela foi impecável de novo. Entusiasmado, escrevi na ocasião: “Ela vai promover uma revolução na gastronomia curitibana. E chamar a atenção daqueles gourmets que ainda acreditam ser possível encontrar novos sabores e novas texturas à mesa. Com Manu Buffara, sim, é possível.”
E saí correndo contar para os amigos mais próximos, alguns deles companheiros da bancada de jurados da Revista Gula. Dali alguns dias sairia a relação dos melhores daquele ano e a moça já entrou direto para a indicação de revelação da temporada. Com todos os méritos.
Tempos mais tarde foi convidada a participar da uma das reuniões de nossa Confraria do Armazém e nos retribuiu com um jantar inesquecível – um dos melhores momentos gastronômicos que já vivi até hoje. É que ali Manu estava completamente solta e liberada para cozinhar e fazer o que bem entendesse, o que sua inspiração indicasse, cozinhando para gourmets e gourmands e não enfaixada pela necessidade de atender às restrições de clientes comuns ou hóspedes do hotel.
Aquele jantar foi o embrião do que um dia viria a ser o seu próprio restaurante, inaugurado no ano passado. Mais precisamente há exato um ano, data a ser comemorada na próxima quinta-feira (26) em reunião com amigos e alguns dentre os principais clientes. E nesse primeiro ano Manu já foi premiada com o título nacional de Chef Revelação Nacional pelo Guia 4 Rodas 2012 e entrou para o exclusivo rol dos cinco chefs 5 estrelas de Curitiba, na escolha dos jurados da Gazeta do Povo. E seu restaurante, Manu, foi eleito pelos jurados da Revista Veja como a Melhor Cozinha Contemporânea de Curitiba em 2011. Tudo no atropelo, de uma vez só.
Veja a nota completa, com a ilustração de todos os pratos de um completo menu-degustação no novo endereço do blog, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário