sábado, 20 de abril de 2013

Klaus Pahl volta a Curitiba para cozinhar no Gardeno


Divulgação
Divulgação / Klaus Pahl, chef de partie do D.O.M., volta a Curitiba para cozinhar no Gardeno, terça que vem.Klaus Pahl, chef de partie do D.O.M., volta a Curitiba para cozinhar no Gardeno, terça que vem.

Divulgação
Divulgação / Mário Friggi, o chef titular do Gardeno, que divide a execução do cardápio na noite especial da casa. Mário Friggi, o chef titular do Gardeno, que divide a execução do cardápio na noite especial da casa.
Klaus Pahl estará novamente em Curitiba. Há algumas semanas esteve por aqui, cozinhando no Manu e dando um curso no Espaço Gourmet. Pois agora, quem perdeu a oportunidade de experimentar de sua comida, tem uma boa chance, no evento programado para a próxima terça-feira, no Gardeno Gastronomia Mediterrânea, quando o chef de partida do restaurante D.O.M, do premiado chef Alex Atala, estará dividindo a cozinha com o chef da casa, Mário Friggi, num cardápio concebido e executado a quatro mãos.Primeiro, uma explicação. Sim, é Friggi o chef de cozinha do Gardeno, embora todo o foco inicial tenha se voltado para Alexandre Bressanelli, que esteve à frente do restaurante em sua concepção e eu seus primeiros dias. Foi ele o mentor do cardápio e permanecerá como responsável por futuras alterações, mas, cercado de compromissos em seus outros empreendimentos, não teve como permanecer no dia a dia, função essa que cabe a Mário Friggi, chef de currículo e sensibilidade para manter em alta a gastronomia da casa.
Klaus Pahl é novo ainda, tem 26 anos, e depois de três anos de D.O.M. está deixando o restaurante para encarar alguns desafios pessoais, como estágios na Osteria Francescana, na Itália; Schloss Schauenstein, na Suíça, e Aqua, na Alemanha, que vão anteceder a abertura de seu próprio restaurante, em Florianópolis (embora nascido em São Paulo, Pahl formou-se chef internacional pela Univali, de Itajaí, e tem uma ligação muito estreita com Santa Catarina).
O jantar será harmonizado com vinhos selecionados pela Enoteca Decanter e será limitado a 80 pessoas. Os antepastos, para as boas-vindas, serão pão caseiro grelhado, acompanhado de manteiga de ervas, tapenade de olivas e mousse de queijo cablanca, servidos com o espumante Cave Hermann Bossa Brut, brasileiro e muito elogiado.
A entrada será uma Brandade de pupunha, maionese de aliche e presunto cru crocante, que ganha escolta do vinho branco italiano Villa Cardetto.
O primeiro prato será um Peixe grelhado, com tomate-uva confit e lardo di Colonnata (o lardo, aliás, que foi assunto do blog dia desses). Para acompanhar, o vinho espanhol Artero Rosado, de La Mancha.
O segundo prato é praticamente um clássico da cozinha francesa: Confit de pato e cassoulet de feijão branco, que recebe uma companhia de respeito da taça, o vinho francês, evidentemente, Côtes du Rhône Les Abeilles Colombo.
Para fechar em alto estilo, a sobremesa concebida foi Crème caramel, acompanhado de chantilly de lavanda, com a volta do sempre interessante espumante nacional, agora o adocicado Cave Hermann Bossa Moscatel.
As reservas devem ser antecipadas e o custo por pessoa é de R$ 130.

Gardeno Gastronomia Mediterrânea

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2380
Fone: (41) 3016-3044

Nenhum comentário:

Postar um comentário